REACREDITAÇÃO, CAMPANHAS E MUITO MAIS – SAIBA O QUE ACONTECEU NOS ÚLTIMOS MESES

Durante os meses de Agosto, Setembro, Outubro e parte do mês de Novembro, as redes sociais e site do Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel permaceram desativados. Essa orientação segue o que prevê o artigo 73, inc. VI, “b” da Lei nº. 9.504/97 e Emenda Constitucional nº 107/20. De acordo com as normas eleitorais, durante o período de campanha, esses canais de comunicação devem ficar temporariamente indisponíveis, exceto as informações pertinentes a transparência pública. Nestes meses, no entanto, Policlínica e CEO mantiveram suas atividades normalmente, porém sem divulgação. Para você ficar por dentro dos acontecimentos desses meses, preparamos uma retrospectiva. Confira.

AGOSTO: Para a Policlínica e para o CEO foi um mês de muitas conquistas, apesar das dificuldades trazidas pela Pandemia de COVID-19. Fazendo o uso das tecnologias, o CEO R. CASCAVEL recebeu no dia 26/08, por meio de videoconferência, uma verificação do Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES) e da Organização Nacional de Saúde (ONA). Na verificação o CEO foi reacreditado, mantendo o selo de excelência de nível 2. O processo de acreditação é muito importante, pois é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões e requisitos previamente definidos, promover a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. Essa recertificação foi recebida pois o CEO atende aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Mesmo em um ano difícil para as unidades de saúde, devido à pandemia do coronavírus, a equipe do CEO e os gestores do Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel (CPSRCAS) conseguiram manter a qualidade do serviços prestados à população.

Já no dia 27 de agosto, foi a vez da Policlínica Regional, localizada em Pacajus. A unidade também foi reacreditada pela Organização Nacional de Saúde (ONA) e pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES). A Policlínica manteve seu selo de excelência Nível 1. Para ser acreditada, a organização precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Desta maneira, a Poli recebeu este certificado por atender aos critérios de segurança do paciente em todas as áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Mesmo em um ano com grandes desafios para a área da saúde, a equipe que compõe a unidade se mostrou unida e comprometida em entregar serviços com excelência e qualidade para a população dos sete municípios consorciados. Por este desempenho exemplar, o presidente do CPSRCAS, prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo, os demais prefeitos das cidades consorciadas e a gestão do Consórcio, parabenizaram e agradeceram a todos os colaboradores Policlínica.

SETEMBRO: Mês marcado pelas campanhas de Setembro Amarelo, durante este período, as ações e atividades realizadas pela Policlínica ganharam destaque. A equipe de psicólogos da Poli realizaram palestras intensivas nas salas de espera da unidade, abordando temas como a valorização da vida, a prevenção de doenças mentais, e do suicídio. Essas orientações foram repassadas aos pacientes dos sete municípios consorciados em atendimento, com todo cuidado e atenção que o tema merece. O Setembro Amarelo, como todos sabem, é um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Anualmente, durante esse mês, a Poli realiza atividades alusivas à campanha.

OUTUBRO: Seguindo com as campanhas mensais, foi a vez de colorir de rosa as duas unidades em prol da campanha Outubro Rosa. Nesse período, o CEO, promoveu um “DIA D”, recebendo uma presença especial: a palestrante Maria Valéria. Sobrevivente da luta contra o câncer, Maria Valéria, compartilhou com os membros da equipe do CEO, sua trajetória de vida e como venceu essa doença que acomete milhões de mulheres no mundo inteiro. Outubro também foi mês dos colaboradores festejarem o dia do dentista.

Na Policlínica, as ações do Outubro Rosa também foram intensas. A campanha contou com palestras realizadas nas salas de espera, disseminando conteúdos como explicações sobre o autoexame, e sobre as precauções necessárias com a saúde para evitar o câncer. Também foi realizado na unidade o tradicional mutirão de ultrassons mamárias, somando mais de mil atendimentos voltados para a população dos sete municípios consorciados, o que é um número expressivo para o período de pandemia. Outra ação que merece ser citada foi a campanha de doação da Policlínica, que já é tradição durante os meses de outubro e novembro. A campanha é parte de uma gincana realizada pelos colaboradores, que se dividem em equipes para arrecadar doações, o time que tiver mais doações recebe um prêmio simbólico e entrega, junto a diretoria, todo o material arrecadado à instituições de caridade. Ano passado a campanha era para receber lenços, já esse ano, o foco foi massa de leite e fraldas geriátricas. A entrega aconteceu no dia 08 de dezembro, e beneficiou as instituições Casa Vida e Nossa Casa.

NOVEMBRO: Encerrando a retrospectiva, a Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses deu lugar as atividades alusivas a campanha Novembro Azul de prevenção ao câncer de próstata. Esse tipo de câncer é o mais comum entre a população masculina, representando 29% dos diagnósticos da doença no país. Por isso, o mês de Novembro foi o escolhido para a realização do Novembro Azul, afim de deixar o preconceito de lado, e se dedicar a realização de diversas campanhas educativas e de conscientização, para convocar os homens a cuidarem de sua saúde.  Na Poli foram realizadas diversas palestras, entregas de brinde, e gincanas e prol desse movimento, e para cada vez mais compartilhar informações de prevenção. Também foram realizados exames e consultas para a população.

Para saber mais sobre a Policlínica, o CEO e CPSRCAS, acompanhe nossas redes sociais: facebook e instagram. Diariamente, as páginas são atualizadas com novidades sobre atividades e ações desenvolvidas nas unidades administradas pelo Consórcio.