Policlínica retoma atendimentos presenciais e CEO retorna gradualmente às suas atividades

Diante da Pandemia mundial de Covid-19 e da necessidade de diminuir ao máximo a exposição das pessoas ao Coronavírus, visando reduzir a velocidade do contágio, entre os meses de março e maio foi recomendada a suspensão de atendimentos eletivos e odontológicos em unidades de saúde de todo o país. Para resguardar a segurança de seus usuários e colaboradores, o CEO Dr. Francisco Mansueto de Souza e a Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses, ambos administrados pelo Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, suspenderam seus atendimentos presenciais. No início do mês de junho tanto o CEO, quanto a Policlínica iniciaram o retorno gradual de suas atividades, por etapas, após autorização e mantendo todo o cuidado necessário.

O CEO, localizado no município de Cascavel, está retornando gradativamente à seus atendimentos, com a priorização de urgências e emergências. De acordo com a Dra. Pâmella Montezuma, responsável pelo setor de Qualidade, a unidade vem tomando todas as precauções necessárias para proteger funcionários e pacientes. Embora, ainda não haja uma data precisa para o funcionamento de todas os serviços oferecidos pelo Centro de Especialidades Odontológicas, “o CEO vem se planejando para, gradativamente, retornar aos seus atendimentos e rotina normal assim que possível”, completou Dra. Pâmella. Vale ressaltar que a profissão exercida por odontólogos e dentistas fazem deles os profissionais com maior risco de contaminação pela Covid-19, de acordo com pesquisas especializadas, por esse motivo o retorno pleno só pode ser feito com total segurança.

A unidade está funcionando em regime de escala, e no final de junho, os colaboradores participaram de um treinamento sobre Higienização, Paramentação, Desparamentação e Uso Correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). As ministrantes da palestra foram a enfermeira Kilvia e a responsável da Higienização, Lindalva. Ambas as profissionais fazem parte da equipe da Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses. A responsável pelo setor de Recursos Humanos do CEO, Renata Falcão, participou da palestra e ressaltou a grande contribuição dos ensinamentos repassados para ela na hora de se proteger em seu local de trabalho. “Depois do treinamento vi a forma correta de utilizar os EPI’s, e isso me deixa mais segura ao colocar esses equipamentos, além disso, a parte de higienização também foi bastante enriquecedora, pois agora mais do que nunca, devemos tomar bastante cuidado e higienizar sempre as mãos, evitando sempre o uso de adornos também”, contou.

Já a Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses retornou a ofertar quase 100% de seus serviços no início do mês de junho. Apenas na primeira quinzena do mês foram 1500 atendimentos. O retorno foi planejado e executado por fases para que todo o cuidado e proteção fosse tomada visando a saúde de pacientes e colaboradores. Atualmente todos as especialidades estão de volta, e o Núcleo de Estimulação Precoce (NEP) que continua com teleatendimento também se prepara para o retorno neste mês de julho. Vale ressaltar, que a Poli continua, de domingo a domingo, dando suporte e apoio na realização de tomografias para o diagnóstico de pacientes notificados com Covid-19. Desde o começo da Pandemia de Coronavírus, a Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses, fortaleceu seu apoio aos sete municípios consorciados através da realização destes exames de Tomografia, pois auxiliam no diagnóstico da Covid-19. Entre os meses de março e maio foram realizados mais 900 tomografias gerais, já as de tórax foram mais 690! Os pacientes atendidos na Poli são submetidos a todos os processos de segurança e proteção à saúde mútua (usuário/colaborador).