Conheça as ações e serviços da Policlínica durante a Pandemia

A Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses, administrada pelo Consórcio Público de Saúde da Região de Cascavel, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, está trabalhando há mais de dois meses em regime especial para atender as demandas dos sete municípios consorciados relacionadas à Pandemia de Coronavírus. A unidade manteve tanto os atendimentos a pacientes em agravo quanto aos pacientes de grupos de risco. Além desses serviços, durante esse período de quarentena, a Policlínica se transformou numa unidade de apoio aos municípios para os pacientes suspeitos de Covid-19, disponibilizando exames de diagnóstico como radiografias e tomografias de tórax. Para os demais usuários que necessitem de diferentes serviços de saúde também estão sendo realizados atendimentos on-line e caso atestada a necessidade, o atendimento é feito de maneira presencial.

Nesses meses de trabalho dobrado, a Poli passou a funcionar nos fins de semana afim de suprir a demanda existente e vale ressaltar, que a unidade recebeu reforço na proteção tanto para os pacientes quanto para os colaboradores que mantém o cumprimento de seus serviços. A recepção recebeu barreira de proteção, e os funcionários estão trabalhando com uso completo de Equipamentos de Proteção Individual. Para a enfermeira Clécia Monteiro esse cuidado é essencial. “O CPSRCAS valoriza a paramentação correta e com os EPI’s específicos para os profissionais, isso é muito bom, por isso, para mim, é motivo de gratidão fazer parte dessa família”, afirma a enfermeira que está na linha de frente do combate ao coronavírus. Um grande auxílio nesse reforço de proteção veio da Empresa Vulcabrás Azaleia que fez a doação de 2000 máscaras descartáveis, que estão sendo ofertadas aos pacientes e acompanhantes que estiverem em atendimento na Policlínica. A Secretaria de Saúde do município de Horizonte cedeu também a doação de sapatos laváveis doados pela mesma empresa. A diretora da Policlínica, Dra. Natália Eleutério agradeceu em nome de toda a equipe . “Neste momento tão delicado da Pandemia de Covid-19, é muito importante uma doação como essa, por isso agradecemos verdadeiramente,” ressaltou a diretora.

Os cuidados não param por aí. A unidade está recebendo diariamente a desinfecção de seus ambientes. O diretor executivo do CPSRCAS, Adalberto Feitosa, agradeceu a parceria com a Prefeitura de Pacajus. “Estamos muito gratos por esse apoio dos gestores do município de Pacajus que forneceram sua equipe de desinfecção, aplicando substâncias na sede da Policlínica que combatem e previnem o Coronavírus”, agradeceu o diretor. Dr. Adalberto ressaltou também a instalação dos conteiners que estão servindo de salas de triagem e acolhimento para pacientes encaminhados pelos sete municípios consorciados, com Covid-19 ou com suspeita, para realizarem tomografias, exame que vem sendo utilizado com frequência pelos médicos para ajudar na conduta do resultados de Covid. “Os equipamentos instalados irão proporcionar maior segurança aos demais pacientes que necessitem de atendimentos na unidade e não estejam com Covid, por isso esse cuidado na segurança do paciente passou a ser dobrados”, contou Adalberto.

Outra ação interna que tem comovido os colaboradores é o compartilhamento de vídeos de agradecimento dos membros da equipe entre si. A ideia veio da direção da Policlínica e a Dra. Natália Eleutério explica que objetivo é oferecer um suporte emocional. “Pedimos aos funcionários que estão de férias para gravarem vídeos e enviarem via WhatsApp com mensagens de motivação para os seus colegas que estão na linha de frente”. A campanha entre os colaboradores fez tanto sucesso que mais de 20 vídeos já foram produzidos e compartilhados desde o dia 12 de maio até agora. Um dos homenageados foi o segurança Eudenízio Lopes, que recebeu uma mensagem carinhosa da colega de trabalho Iduina Queiroz, fisioterapeuta. “Quero deixar para ele um pouco de força e passar um estimulo de coragem nesse momento que estamos enfrentando”, contou a colaboradora no vídeo. Já o segurança, ficou emocionado. “É muito bom trabalhar onde somos reconhecidos”, reforçou.

O CPSRCAS tem a frente da presidência, o prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo, e na direção executiva, o dr. Adalberto Feitosa, mencionado anteriormente. Quanto a Policlínica, a unidade possui na direção geral, a dra. Natalia Eleutério. O funcionamento da unidade segue sob este regime sob tempo indeterminado, mas já se inciam os preparativos para a volta do serviço de maneira regular.