Núcleo de Estimulação Precoce da Policlínica completa três anos com comemoração para pais, pacientes e colaboradores

Na última quarta-feira, 27 de novembro, o NEP (Núcleo de Estimulação Precoce) da Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses completou três anos de funcionamento. A comemoração foi animada, com direito a bolo, balões e muitas atividades divertidas que estimulam o desenvolvimento das crianças. A ocasião reuniu os pequenos pacientes do Núcleo, os pais, e claro a equipe compõem o NEP.

O Núcleo atende 25 crianças vindas dos sete municípios consorciados, na faixa etária de 0 a 3 anos de idade que sejam diagnosticadas com algum atraso de desenvolvimento neuropsicomotor. O NEP tem como objetivo principal trabalhar o desenvolvimento da criança nos seus primeiros anos de vida, assim como trabalhar com as famílias o processo de fortalecimento de vínculos familiares. De acordo com a coordenadora do Núcleo, Rebeka Leite, é fundamental o acompanhamento das crianças pelo NEP. “A estimulação precoce, é decisiva para o desenvolvimento, pois essa é a idade de maior neuroplasticidade cerebral da criança, se ela receber o estimulo adequado, ela tem uma grande chance de chegar ao seu melhor desempenho”, explica.

O NEP é liderado pela Fonoaudióloga Dra. Iana Mara Cândido, e possui em média 400 atendimentos mensais, que são desenvolvidos por 12 profissionais: neuropediatras, pediatras, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, psicólogos e nutricionistas. A Fonoaudióloga Dra. Rebeka, parte fundamental da equipe, reforça seu carinho pelo Núcleo. “Faz parte da minha vida, porque acompanho desde o começo, até hoje estou na organização e tenho muito orgulho de trabalhar nele, e claro, buscamos cada vez mais melhorar as atividades e manter o NEP sempre como um serviço de qualidade, um SUS de qualidade”, contou.

A Dra. Natália Eleutério, diretora da Policlínica ressalta a relevância e qualidade do trabalho realizado pelo NEP para os usuários da unidade. “É muito significativo para a região de saúde, pois proporciona o desenvolvimento do protagonismo e autonomia das crianças, bem estar e confiança das famílias acompanhadas pelo serviço.” Os profissionais a frente do Núcleo possuem todos excelência em suas funções, como conta a diretora. “Temos profissionais capacitados, humanizados, que conduzem as ações do NEP de uma maneira brilhante e fortalecendo a política de saúde com experiência exitosa”.

O espaço para o desenvolvimento infantil oferece acompanhamento com enfermagem, neurologista e pediatra, além de utilizarem brincadeiras como estratégias para cumprir o plano terapêutico. A área de estimulação sensorial é toda realizada a partir da utilização de massas de modelar, espuma de barbear, bilas e texturas variadas. Cada plano terapêutico é singular e de acordo com a avaliação particular de cada paciente. Vale salientar que semestralmente é feita uma oficina que envolvem pais e pacientes.