OUTUBRO ROSA – Campanha da Policlínica realiza mais de 1300 exames voltados para a prevenção do Câncer de Mama

As ações do “Outubro Rosa – Uma campanha para tocar fundo no peito” da Policlínica Dra. Márcia Moreira de Meneses foram um sucesso. Durante todo o mês, a Policlínica realizou exames de ultrassonografia (1.123), mamografias mamárias e transvaginais (209 ao todo) e biópsias mamarias (13) para as pacientes dos sete municípios consorciados afim de reforçar a prevenção ao câncer de mama. Para cada município foi planejado um dia especial – o Dia Rosa – com acolhida, sorteios de brinde e palestras educativas sobre autoexame das mamas, alimentação saudável, além da orientação de Nutricionistas, Psicólogas e Enfermeiras da unidade.

Dentro dessas atividades diárias, se destacou o Pink Day, momento dedicado as pacientes do Protocolo Gerenciado do Câncer de Mama. O evento reuniu uma vasta programação com as palestrantes Mirtes Alves, Paty Ananda, Marcia Mariella e a primeira dama de Horizonte, Vânia Dutra. Para a diretora geral da Policlínica, Dra. Natália Eleutério, o Pink Day superou suas expectativas. “O objetivo desse evento foi justamente proporcionar a estas mulheres um momento de troca de saberes e compartilhamento de experiências”, completou.

A campanha realizou ao todo 1.345 exames e as atividades mobilizaram todos os colaboradores que literalmente vestiram a camisa dessa causa tão especial. Para a paciente da Policlínica, Edna Maria Rodrigues, que participou dos atendimentos da campanha, o mês tem um significado forte e as ações do Outubro Rosa são muito importantes. “Eu já passei por esse desafio, descobri aqui na Policlínica que estava com câncer, fui muito bem recebida e hoje já vai fazer 5 anos que tirei a minha mama, mas estou firme e forte”, contou.

A prevenção ao câncer de mama se estende durante todo o ano, e o foco para o mês de Novembro agora é a campanha Novembro Azul – Um toque pela vida. O cronograma de ações já está estabelecido e começa a ser aplicado dia primeiro de novembro.